O que falta para Ricardo Coutinho ser preso de verdade? Quem vai ter coragem de prende-lo?
Com mais uma denúncia do Gaeco contra o ex-governador Ricardo Coutinho (PT), desta vez por interferência criminosa nas Loterias do Estado da Paraíba (Lotep), com indícios de seu irmão Coriolano Coutinho e outros comparsas extorquindo empresários, resta uma pergunta que não quer calar: o que falta para o petista ser preso de verdade?
Preso de verdade, que eu digo, é ficar meses privado da liberdade, como ficou o seu irmão. Em que o pese o fato de ser ex-presidiário, a realidade é que Ricardo não chegou a ficar um dia completo atrás das grades pois a Justiça brasileira, criticada pela sua morosidade, agiu rápido em lhe conceder habeas corpus.
E este privilégio, nem o atual presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), uma das maiores lideranças populares da história do Brasil, senão a maior, que teve as condenações revogadas, voltou a ser elegível e venceu a corrida presidencial deste ano teve. Ele ficou 580 dias preso.
Por que Ricardo não pode ficar sequer um dia? E ao que tudo indica, ninguém vai ter coragem de fazer isso acontecer, já que os seus processos na Operação Calvário foram para a Justiça Eleitoral, onde as punições são muito mais brandas. Vai acabar em pizza e a mensagem de que o crime compensa vai passar adiante.