‘OMISSÕES PRECISAM SER INVESTIGADAS’: Veneziano critica tentativas de atrasar CPI da Covid-19
De acordo com ele, "tudo que ocorreu de forma irregular com possíveis desvios do Governo Federal e do Ministério da Saúde devem ser investigados", disse.
O vice-presidente do Senado e presidente estadual do MDB na Paraíba, senador Veneziano Vital do Rêgo, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta terça-feira (13) se colocou favorável a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19 no Senado Federal e criticou as iniciativas para tirar o foco principal das investigações, a exemplo da ampliação para prefeitos e governadores. De acordo com ele, “tudo que ocorreu de forma irregular com possíveis desvios do Governo Federal e do Ministério da Saúde devem ser investigados”, disse.
Ao analisar sobre as possibilidades de aditamento da proposta inicial, que é de investigar possíveis irregularidades na condução do combate à pandemia pela atual gestão federal, o senador reforçou que demais investigações sejam feitas por meio de novas CPIs, para que não não haja o atraso dessa. “Os fatos existem. Sou favorável a Comissão Parlamentar de Inquérito para essa investigação específica. Esta será a orientação a ela. Mas já estamos observando as tentativas de mudanças do objetivo da mesma, nossa preocupação é que ela não se transforme em palco de espetacularização político”, destacou.
Ele questionou, se o momento permite que a CPI faça o seu trabalho, e considerou que o governo e o Ministério da Saúde atuaram de forma omissa e desastrosa no combate à pandemia. “O ponto determinante foi exatamente para apurar suposta omissão do Governo Federal e do Ministério da Saúde, no tocante aos episódios que ceifaram diversas vidas em Manaus e tantos outros casos”, disse, citando o exemplo do colapso no Sistema de Saúde em Manaus com a falta de oxigênio, episódio considerado pelos especialistas como prova da negligência.