Opera Paraíba realiza cirurgias vasculares no fim de semana, em Campina Grande
O programa Opera Paraíba – uma iniciativa do Governo do Estado que visa reduzir o tempo de espera dos pacientes por procedimentos cirúrgicos eletivos – realizou, durante esse último fim de semana, uma série de 20 cirurgias vasculares para tratamento de varizes. Os procedimentos aconteceram no Hospital de Clínicas, em Campina Grande, unidade integrante da rede hospitalar estadual. As intervenções são destinadas para a correção de veias doentes, que têm como principais sintomas dor, ardência e sensação de cansaço.
As varizes são veias dilatadas, sinuosas que se formam quando o fluxo de sangue não é adequado. A cirurgia corrige não apenas a aparência, mas o melhora o fluxo sanguíneo, trazendo o alívio das dores no paciente. A agricultora Maria de Jesus, de 54 anos, da cidade de Pocinhos, conta que tem problema de varizes há mais de 20 anos. “Faz mais de 20 anos que eu venho sofrendo com essas pernas, com dor, às vezes tem até sangramento. Eu espero, de todo coração, ficar boa com essa cirurgia, que eu não aguento mais tanto sofrimento,” relata.
Marcelo de Sousa, de 41 anos, morador da cidade de Gado Bravo, trabalha em uma padaria e sente muita dor e cansaço nas pernas, já que precisa passar o dia inteiro em pé. A esperança dele, após a realização da cirurgia, é ter os sintomas aliviados para ter mais qualidade de vida. “Eu sinto muitas dores, ardência, eu fico em pé praticamente o dia todo, eu trabalho em padaria. E eu vim em busca dessa cirurgia pra ver se alivia as dores. Acho que minha vida vai mudar pra melhor, porque do jeito que está, é muito ruim, você viver com dores, é horrível,” comenta.
De acordo com o cirurgião vascular Felipe Freitas, o tratamento cirúrgico é indicado para pacientes com veias de grosso calibre. “Geralmente, o tratamento através de cirurgia é para pessoas que têm veias grossas, justamente pela questão dos sintomas, que são mais fortes e provocam sensação de dor, peso e cansaço. Então é para esse tipo de paciente que a cirurgia é indicada,” explica.
O diretor-geral do Hospital de Clínicas, Thyago Morais, esclarece que o direcionamento dos pacientes para o hospital acontece por meio da regulação estadual, sendo necessário o interessado realizar o cadastro no programa por meio de encaminhamento via secretaria de saúde municipal ou por meio do site operaparaiba.pb.gov.br, onde são preenchidos os dados pessoais, comprovante de residência e anexados os exames e laudos médicos. “Todos os atendimentos e cirurgias realizadas aqui no Hospital de Clínicas, seguem o fluxo da regulação da Central Estadual, que recebe a demanda e nos encaminha os pacientes. Aqui eles passam por consultas, realizam alguns exames e só após estarem aptos, são agendadas as cirurgias, com data e hora informados a cada paciente,” explica.
O Hospital de Clínicas oferece cirurgias por meio do Programa Opera Paraíba nas especialidades de cirurgia geral, ginecológica, mastologia, urologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, cabeça e pescoço, vascular, proctologia e ortopedia.