NEVE NO BRASIL: Massa de ar polar pode desencadear neve em várias regiões do país

Uma forte frente fria poderá provocar neve e chuva congelada nos estados da região Sul e no sul de São Paulo ao longo desta semana, alertaram os institutos de meteorologia MetSul e Climatempo.

A massa de ar polar vinda da Argentina deve chegar ao país e provocar uma queda brusca na temperatura a partir de quarta-feira (19). O frio deverá permanecer até o sábado (22).

“Uma baixa polar em níveis médio da atmosfera vai atuar sobre o Sul do Brasil. Isso vai fazer com que haja nebulosidade e instabilidade com ar muito gelado em altitude, o que, na análise da MetSul, traz uma altíssima probabilidade de ocorrência de neve no Sul do país”, informou o instituto.

A MetSul afirmou que as projeções de neve são diferentes e variam bastante a cada simulação feita. Algumas delas apontam para a ocorrência do fenômeno apenas em regiões onde já ocorre tradicionalmente, como os Aparados da Serra, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e o Planalto Sul Catarinense.

No entanto, há simulações que indicam que pode nevar de forma mais abrangente e em locais pouco acostumados a ver neve ou que não testemunham o fenômeno há décadas.

“Os modelos nas últimas horas e dias já indicaram neve no Uruguai, perto da cidade de Buenos Aires e nas províncias argentinas de Santa Fé e Entre Rios, na maior parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e no sul do estado de São Paulo”, disse o instituto.

Já a Climatempo alertou que a combinação da frente fria com a forte massa de ar polar e a circulação ciclônica de uma baixa pressão atmosférica vão favorecer a entrada de ventos muito frios e úmidos no sul do país.

“Portanto, há possibilidade de neve e chuva congelada nas serras gaúchas e catarinense entre a tarde e a noite da quinta-feira (20)”, afirmou a Climatempo.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo