OPERAÇÃO VENDILHÕES: Gaeco cumpre 16 mandados de busca e apreensão em residências de luxo de padre
Residências do Padre Robson, fundador da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), responsável pelo Santuário Basílica de Trindade, cidade na Região Metropolitana de Goiânia, foi alvo, neta sexta-feira (21), de uma operação do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) que investiga irregularidades na instituição.
A Operação “Vendilhões” cumpre 16 mandados de busca e apreensão na sede da Afipe, empresas e residências em Goiânia e Trindade e em imóveis luxuosos ligados ao padre. Entre os imóveis ligados ao padre Robson está uma chácara com piscina aquecida.
São investigados crimes de apropriação indébita, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos, sonegação fiscal e associação criminosa.
A operação de hoje iniciada após investigação, em março do ano passado, que apurou que o padre utiliza recursos das entidades que preside para pagar “extorsão” de R $ 2 milhões a um hacker que ameaçou revelar um suposto caso amoroso do religioso.
As investigações apontaram ainda que foram descobertos gastos injustificados feitos pela Afipe, que não tinha vínculo com questões religiosas. Entre eles, negócios envolvendo compra de imóveis, propriedades rurais e cabeças de gado.
Criada em 2004, uma associação mantém um canal de TV e também transmite missas em uma rádio, além de ser responsável pela Romaria do Divino Pai Eterno.