ORIENTAÇÕES DA MARINHA: Passageiros de catamarãs deverão usar coletes e passeios terão horários definidos
A Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos da Paraíba, divulgou um alerta sobre cuidado que os proprietários, condutores e passageiros de embarcações devem ter na hora de passeios, que ocorrem com mais frequência durante o período do verão.
Confira as orientações de segurança:
- É obrigatório o uso de equipamentos de segurança, como os coletes, devendo a equipe da embarcação responsável pelo passeio orientar e fiscalizar o uso por parte dos banhistas
- Também não é recomendável ter passeios com maré alta, que ajuda na formação de ondas e causam instabilidade à navegação
- A manutenção da embarcação tem que ser feita corretamente e estar em dia, com extintores de incêndio em bom estado e dentro da validade.
- A condução tem que ser feita com prudência em velocidade compatível para evitar acidentes, mantendo a distância das praias e dos banhistas. Se beber, outra pessoa habilitada deve assumir o timão
- O condutor também tem que estar atento aos avisos de mau tempo e mar grosso que são disponibilizados na página do Centro de Hidrografia da Marinha
Acidente com criança
O reforço de orientações de segurança veio após uma criança cair de um catamarã durante um trajeto da praia de Tambaú até as piscinais naturais dos Seixas, em João Pessoa, nesta terça-feira (28).
Na embarcação estavam cerca de 45 passageiros. Segundo testemunhas, a embarcação passou por três ondas altas. A primeira teria lançado todos os passageiros para o fim do barco, na segunda eles conseguiram se segurar em um tobogã que acabou quebrando. Já na terceira onda, a criança caiu no mar.
Ela sofreu ferimentos leves e foi resgatada. Um homem também ficou ferido com um corte na perna. Eles foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e Samu que realizaram os atendimentos.
Ainda segundo testemunhas, nenhum passageiro usava coletes salva vidas.
De acordo com o órgão, um inquérito foi aberto para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades relacionadas ao ocorrido a fim de adotar as medidas previstas nas Normas da Autoridade Marítima.