ORIGENS DO LIXO: Material que apareceu em praias da Paraíba é de procedência urbana
O lixo que apareceu nas praias da Paraíba em abril é urbano, mas a origem do material ainda é investigada. A constatação foi divulgada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), nesta quarta-feira (5).
Na tarde de segunda-feira (3), uma equipe da Polícia Federal esteve na Sudema para realizar perícia em uma amostra dos resíduos que atingiram o litoral do estado no mês de abril.
“O material periciado apresentava características de lixo urbano, incluindo embalagens plásticas, garrafas e peças de roupa”, disse a Sudema. A análise foi feita a pedido da autarquia com o objetivo de investigar a origem do material.
O Consórcio Nordeste foi acionado para tomar uma série de medidas interestaduais que colaborem com a investigação. O lixo que atingiu o Litoral da Paraíba apareceu em grandes quantidades no mês de abril e pode ter sido trazido por correntes marítimas.
Em uma das coletas feitas pela Secretaria do Meio Ambiente (Semam), em João Pessoa, 40 toneladas de resíduos foram recolhidas. Cidades da região metropolitana, como Conde, Cabedelo e Lucena, também foram afetadas.