153% A MAIS: Prefeitura de Patos compra alcool gel com sobrepreço e se recusa a mostrar notas e empenhos – ENTENDA

No momento crítico da pandemia do COVID-19, várias prefeituras concentram esforços na compra de insumos que permitam garantir a segurança de sua população.

Um relatório feito por auditores do Ministério Público apontou a existência de indícios de sobrepreço em compras realizadas por 10  municípios paraibanos. O levantamento faz um ‘raio-x’ na aquisição de produtos como máscaras, álcool em gel, aventais, macacões para profissionais e testes rápidos comprados pelas prefeituras.

No total foram elaborados 25 relatórios. Os documentos serão encaminhados às promotorias dos municípios, que deverão iniciar procedimentos investigatórios para apurar se houve, ou não, a prática de improbidade administrativa ou até de crimes na aquisição dos utensílios que deveriam ser usados no combate ao coronavírus.

Nessa primeira etapa do trabalho, foram monitoradas as despesas públicas relativas ao combate à covid-19 realizadas pelos municípios de Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, Cajazeiras, Guarabira, João Pessoa, Patos, Santa Rita, Sapé e Sousa.

A prefeitura de Patos adquiriu alguns lotes de alcool gel com sobrepreço de 153,54%. Segundo a vereadora Edjane Araújo, foi requerido da secretária de saúde os empenhos e as licitações dos produtos. O pedido de transparência não foi atendido até o momento.

Ouça:

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo