Paraíba ganha primeiro Parque Nacional da história
Em cerimônia comemorativa do Dia Mundial do Meio Ambiente, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta segunda-feira (5), uma série de medidas e atos relacionados à área. Entre as políticas públicas assinadas está o decreto de criação do Parque Nacional da Serra do Teixeira, localizado na Região Metropolitana de Patos, no Sertão da Paraíba.
O parque, que terá 61 mil hectares, é o primeiro da história do estado e tem como objetivo a preservação da fauna e da flora da região, onde há a predominância do Bioma Caatinga, protegendo as espécies que possuem risco de extinção. O parque será administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A convite da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), como o único deputado estadual da Paraíba presente no ato, o deputado estadual Chió (Rede) destacou a assinatura do decreto como um marco não só para o meio ambiente, como para a geração de emprego e renda no estado.
“Estou muito feliz em vir a Brasília no dia em que o presidente Lula assina o decreto de criação do parque em uma reparação histórica, já que somente a Paraíba e Alagoas não possuíam Parques Nacionais entre todos os outros estados. E isso é muito importante porque a criação de um Parque Nacional, além da preservação de um bioma muito suscetível e delicado, que é a caatinga, pode ser imensamente explorado como fonte de renda e criação de empregos para a população local. Onde chega um Parque Nacional, pode chegar desenvolvimento, basta ter investimento. Tenho certeza que o presidente Lula e o governador João Azevêdo vão investir para que a gente tenha, no futuro — assim como tem o Parque Nacional de Ubajara, no Ceará, e outros Parques Nacionais —, a geração de emprego, renda, o aquecimento da economia, trazem o turismo nacional e internacional”, destacou.
Mesmo com o gerenciamento do ICMBio, o governador João Azevêdo (PSB), também presente na cerimônia, garantiu que o Governo do Estado irá colaborar para garantir que a área se torne sustentável.
“O parque representa a preservação de uma área extremamente sensível e de um valor ecológico extraordinário. O ICMBio, que vai gerenciar esse parque, pode ter certeza que vai ter um parceiro no Governo do Estado, para que a gente possa, através da secretaria do Meio Ambiente, comandada por Rafaela Camaraense, por todo o Governo do Estado e, tenho certeza, com o apoio da Assembleia Legislativa, teremos a possibilidade de fazer com que esse parque se torne uma área sustentável. E com a participação da população, podemos fazer turismo ecológico, visitar, conhecer e, acima de tudo, proteger. É um dia de festa e histórico para a Paraíba”, afirmou o governador.
A Secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense (PSB), celebrou a conquista para o estado. “É o primeiro Parque Nacional da história do estado da Paraíba. Um parque feito a muitas mãos, uma luta de muitos anos. É uma conquista que demonstra a sensibilidade do Governo Federal, através do presidente Lula, do nosso governador João Azevêdo e demonstra, necessariamente, que a Paraíba preserva a sua fauna e a sua flora”, ressaltou.
Em julho de 2017, técnicos da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Governo do Estado e representantes do ICMBio realizaram uma visita técnica na Serra de Teixeira para avaliar as condições físicas para a criação do Parque Nacional da Serra de Teixeira, que engloba mais de 10 municípios paraibanos. Numa primeira avaliação, eles consideraram apta a área para criação do parque. A criação, no entanto, foi postergada.
A ação faz parte da política nacional de retomada da criação de áreas de preservação no Governo Federal. “Estamos retomando a criação de áreas protegidas, parques e reservas. Nosso território voltou a ser monitorado por satélites, para que possamos identificar e dar uma resposta rápida a qualquer risco ambiental”, declarou o presidente.
A Serra de Teixeira possui uma grande riqueza da fauna e da flora, além de cerca de 70 nascentes existentes no local, é possível encontrar animais como veados, macaco-prego, onça puma, e novas espécies de lagartos e borboletas. A área também abriga o ponto mais alto da Paraíba, o Pico do Jabre.
A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, contou com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin; a primeira-dama, Janja; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; Cacique Raoni e outras autoridades.