PARALISAÇÃO: Professores da UFCG realizam ato público e decidem sobre greve nesta quarta

Os professores da Universidade Federal de Campina Grande realizam nesta quarta (16) um ato público na entrada principal da universidade, no Dia Nacional de Paralisação dos servidores federais.  A atividade integra o calendário de mobilização das categorias que lutam por um reajuste salarial de 19,99%. Na sexta-feira, os professores decidirão, em assembleia geral, se irão aderir à greve prevista para começar no dia 23/03.

O ato de amanhã também ocorrerá nas principais cidades do país, seguindo uma deliberação do Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) e do Fonacate (Fórum das Carreiras Típicas de Estado). Até o momento o Governo Federal não respondeu ao pedido de negociação dos servidores, apresentado em janeiro.

As trabalhadoras e os trabalhadores do serviço público federal estão sem reajuste salarial desde 2017, e amargam perdas salariais desde 2011, acumulando uma defasagem nos salários de, ao menos, 49,28%. No entanto, nesse momento, reivindicam o índice de 19,99%, que é referente à inflação acumulada durante os três anos de governo de Jair Bolsonaro, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA/IBGE). Cobram ainda a revogação da Emenda Constitucional 95 e a derrubada da Proposta de Emenda à Constituição 32.

Greve

Na sexta-feira, os professores da UFCG decidirão numa assembleia presencial, no Auditório do Centro de Extensão José Farias, a partir das 14h30, se irão aderir à greve dos servidores públicos, prevista para iniciar no dia 23/03. A decisão da assembleia da ADUFCG será levada para uma Reunião do Setor das Federais do ANDES-SN, para uma avaliação nacional da entidade

Discussão

Na assembleia de sexta-feira também será discutido o Caderno de Textos do 40º Congresso do ANDES-SN, que ocorrerá no período de 27/03 a 01/04, em Porto Alegre-RS.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo