Passageira tenta despachar botijão de gás em aeroporto de Recife – VEJA VÍDEO
Uma passageira tentou embarcar com um botijão de gás em um voo da Gol no aeroporto internacional de Recife, com destino a São Paulo, na madrugada desta quarta-feira (23). A cena da tentativa de embarque ganhou grande repercussão.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, um funcionário da empresa aérea brasileira abre uma caixa que a passageira pretendia despachar, ou seja, levar no porão da aeronave de seu voo, e, de dentro da caixa, ele retira o botijão.
Após a abertura, o funcionário explica à passageira: “Isso aqui não pode ser despachado não. Certo? Isso aqui é praticamente uma bomba. A senhora derruba um avião com um negócio desse. Não pode embarcar não.”
A viajante ainda questiona se mesmo vazio não poderia enviar, e o funcionário responde que não pode de nenhuma forma.
Em nota, a companhia aérea informou que o colaborador, “em procedimento padrão de segurança, identificou que a bagagem possuía item perigoso e, de pronto, comunicou à cliente que o mesmo não poderia ser despachado, pois representaria um risco ao voo. Todo o procedimento transcorreu de forma tranquila e a cliente embarcou normalmente”.
Botijões e outros tipos de recipientes de armazenamento sob pressão fazem parte da lista de itens proibidos de serem despachados no porão ou levados na cabine do avião. Isso porque a aeronave encontra cada vez menor pressão atmosférica conforme sobe no voo e, com isso, pode haver a explosão do recipiente por manter gás ou ar preso em maior pressão dentro de si.
Assim, por precaução, independente de ter ou não o gás em seu interior, o embarque não é aceito. Qualquer botijão ou item semelhante que precise ser transportado por avião deve ser enviado a uma empresa de transporte aéreo de cargas, que possui procedimentos específicos para levá-lo com segurança.
A cena da abertura da “bagagem despachada” no embarque do voo brasileiro foi compartilhada até mesmo por Scott Bateman, um piloto comercial britânico e ex-piloto militar conhecido por publicar curiosidade sobre aviação nas redes sociais.
Scott descreve na legenda: “Isso é maluco. Este item foi despachado como bagagem de porão. A pessoa que fez isso aparentemente não viu um problema. Estou totalmente sem palavras. Não tenho nada a dizer.”