Pesquisadores da UFPB desenvolvem jogo que combate violência contra as mulheres

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal da paraíba desenvolveu um jogo eletrônico para combater a violência contra as mulheres. O jogo intitulado Caixa de Pandora pode ser jogado por usuários de celulares Android. Para baixar o jogo para o celular basta acessar a loja de aplicativos da Google disponível nos aparelhos.

game tem como objetivo abrir a caixa de pandora e entender os sentimentos que permeiam a vida de uma mulher vítima de violência doméstica, acompanhando seu cotidiano desde a infância até a idade adulta. “Ele convida o jogador a refletir sobre a questão a partir da experiência de vida de Marta, uma mulher vítima da violência por seu companheiro e que, por isso, busca o serviço de saúde. O jogo é composto por três fases:  a infância de Marta, a vida adulta de Marta e a busca de Marta por atendimento em saúde”, explica Liliane Machado, coordenadora do projeto.

Além de Liliane Machado, trabalharam na criação do jogo a professora Luana Almeida e os estudantes Zildomar Félix e Júlio Raphael Silva.

A cada fase de ‘Caixa de pandora’, os conceitos de gênero, direitos humanos e saúde são tratados de forma individual ou combinada, sendo que o comportamento e as reações do jogador, verificados pelas suas respostas, são monitorados através de um modelo baseado em psicometria, desenvolvido pelo laboratório da UFPB.

A partir da compreensão do problema, o jogador pode continuar o jogo ou ser convidado a reiniciar a sua tentativa de auxiliar Marta a abrir a caixa de pandora. O jogo foi validado na rede de saúde de João Pessoa, com profissionais das unidades de saúde da família, e registrado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Impi).

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo