Pesquisadores da UFPB receberão Comenda Darcy Ribeiro na Assembleia Legislativa
Nove pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) serão agraciados, pela Assembleia Legislativa da Paraíba, com a Comenda de Incentivo à Educação Darcy Ribeiro, em reconhecimento por figurarem na lista de pesquisadores mais influentes do mundo, elaborada pela Universidade de Standford, dos Estados Unidos, e publicada em 10 de outubro de 2022.
A proposição foi da deputada Cida Ramos (PT) e, de acordo com o projeto de resolução da concessão da comenda, a condecoração visa reconhecer a importância dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores da UFPB. A solenidade está marcada para começar às 15h desta sexta-feira (16), de forma híbrida, no Plenário José Mariz, no prédio da ALPB.
“Esse seleto grupo de pesquisadores evidencia a qualidade da pesquisa realizada na UFPB e coloca a Instituição entre as mais representativas do país. É o resultado de muito trabalho e a constante busca em produzir conhecimento científico que contribua para o avanço da ciência”, declara Cida no documento de concessão da outorga.
O levantamento da Standford foi fundamentado nas citações da base de dados Scopus e avalia o impacto e a relevância dos pesquisadores e dos trabalhos científicos, reunindo o grupo de 2% dos cientistas mais influentes do mundo. A distinção aos pesquisadores foi relacionada ao impacto de suas produções acadêmicas, avaliado a partir das citações de seus artigos.
Pesquisadores da UFPB que serão agraciados com a Comenda Darcy Ribeiro:
- Dionísio Bazeia Filho (Dep. de Física – CCEN)
- Damião Pergentino de Sousa (Dep. de Ciências Farmacêuticas – CCS )
- Valdir Barbosa Bezerra (Dep. de Física – CCEN)
- Knut Bakke Filho (Dep. de Física – CCEN )
- Maria de Fátima Agra (Dep. de Biotecnologia – CBIOTEC)
- José Maria Barbosa Filho (Dep. de Ciências Farmacêuticas – CCS)
- Reinaldo Nóbrega De Almeida (Dep. de Fisiologia e Patologia – CCS)
- Edeltrudes de Oliveira Lima (Departamento de Ciências Farmacêuticas – CCS)
- Luciana Scotti (farmacêutica no Hospital Universitário Lauro Wanderley e professora voluntária no PgPNSB-CCS)