Pix é a principal forma de pagamento recebida pelos pequenos empreendedores
O Pix se tornou a principal modalidade de pagamento dos produtos e serviços oferecidos pelos MEIs (microempreendedores individuais), mostra pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Nos meses de abril e maio, 52% dos entrevistados afirmaram ter recebido pagamentos via Pix.
Apesar das altas taxas de manutenção, o cartão de crédito é a 2ª modalidade de pagamento mais utilizada pelos clientes do MEI: 20%. Na sequência, aparecem o dinheiro (12%), cartão de débito (6%) e boleto (4%). Eis a íntegra da pesquisa (1 MB).
“O Pix é uma tendência que veio para ficar entre os pequenos negócios e que beneficia principalmente os MEIs, que recebem na hora o pagamento de seus produtos ou serviços e com custos bem menores do que os cobrados pelo cartão de crédito”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Já entre os clientes das micro e pequenas empresas, o Pix divide espaço com o cartão de crédito. Ambos foram mencionados como a principal forma de pagamento por 27% dos entrevistados. Em seguida, estão boleto (18%), transferência bancária (9%), cartão de débito (8%) e dinheiro (6%).
“O pagamento por Pix é tão positivo para os pequenos negócios que muitos empreendedores oferecem descontos para pagamentos nessa modalidade”, diz Décio.
A pesquisa foi realizada por meio de formulário online de 24 de abril a 2 de maio de 2023. Foram respondidos 7.537 formulários com origem em 26 Estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.