Parceria entre Prefeitura de Mãe d’Água e outros órgãos viabiliza emissão de RG no município

Como objetivo de promover ações que venham a facilitar o acesso dos munícipes a emissão de suas Carteiras de Identidade (RG), encurtando o tempo de espera da marcação e a distância percorrida para solicitar o documento a Prefeitura de Mãe d’Água firmou parceria com o IPC/PB

– Instituto de Polícia Científica do Estado da Paraíba e, com o apoio da Junta de Serviço Militar, colocou à disposição da população no próprio município.

A emissão da 1ª ou 2ª via da Carteira de Identidade pode ser solicitada pela população através da Junta do Serviço Militar com sede no município, de segunda a sexta, no período das 08 às 14h, seguindo a ordem de atendimento e a demanda liberada pelo IPC-PB.

“Iniciamos a emissão das cédulas de Identidade nesta segunda-feira, dia 14 de outubro, a partir de uma ação conjunta do Governo Municipal com o IPC-PB, onde a partir desta parceria a servidora Vaneide Rodrigues Soares, que está à disposição da Junta, recebeu capacitação junto ao órgão e o Município foi habilitado para emitir o documento e atender, aqui mesmo, a demanda da comunidade, evitando seu deslocamento para outras cidades e, principalmente, as enormes listas de espera para serem atendidos”, relatou o prefeito Francisco Cirino.

Ainda segundo o gestor, esta é uma ação que beneficia toda população, sobretudo, os mais humildes, que muitas vezes tinham que se deslocar para Patos, ou Teixeira e as vezes nem conseguiam acesso ao serviço devido o grande número de pessoas a espera.

A técnica responsável pelo procedimento para solicitação do documento, Vaneide Rodrigues Soares, falou sobre os aspectos gerais da emissão e os documentos necessários. “O serviço de emissão de Carteiras de Identidade em nosso município será realizado de acordo com a demanda. Neste primeiro mês foram liberados materiais para emissão de 30 cédulas e, nos demais meses o número será determinado pela procura. Estamos atendendo todos os dias, das 08 às 14h, conforme já informado, para confecção da primeira Identidade, da 2ª via e também nos casos de necessidade por mudança de nome”, explicou.

Vaneide ainda acrescentou que, assim como ocorre em todos os locais onde são emitidas as Cédulas de Identidade, a 1ª via é gratuita, e a 2ª via e via por alteração de nome serão emitidas mediante o pagamento estipulado pela Secretaria de Segurança do Estado.

E com relação a documentação necessária, a servidora disse que, de acordo com a situação, são necessárias originais e cópias dos seguintes documentos:

Solteiros e menores

·         Registro de nascimento

·         CPF

·         Comprovante de residência

·         Foto 3X4

Para Casados

·         Certidão de Casamento

·         CPF

·         Comprovante de residência

·         Foto 3X4

Para divorciados (as), Separados (as) ou Viúvos (as)

·         Certidão de casamento com averbação (original e legível)

·         CPF

·         Comprovante de residência

·         Foto 3X4

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