Instituto Alpargatas é bicampeão em prêmio de ESG com Marcenaria Sustentável

Projeto transforma pallets em capacitação profissional, emprego, renda e impacto social

O Instituto Alpargatas, frente de responsabilidade social da Alpargatas, venceu pela segunda vez consecutiva o Prêmio Ser Humano ABRH-PB, na categoria ESG. Esse ano, o primeiro lugar veio com o projeto da Marcenaria Sustentável – desenvolvido em parceria com o SENAI, que conta com a atuação voluntária dos funcionários das fábricas, transformando pallets da indústria em móveis e objetos, promovendo impacto positivo nas comunidades onde a empresa atua.

O prêmio reconhece profissionais, estudantes, empresas públicas e privadas, que contribuam para a evolução na gestão de pessoas e a promoção do desenvolvimento humano e das organizações no estado da Paraíba. Com o prêmio deste ano, o IA soma 14 vitórias na premiação em nível estadual (Paraíba) já que, em 2024, o Instituto também ficou em primeiro lugar no pódio com o Projeto Revira e Volta – Muro Papão – de educação ambiental e coleta seletiva.

“Estamos imensamente honrados por receber o Prêmio Ser Humano pelo segundo ano consecutivo. A Marcenaria Sustentável é um projeto que simboliza o compromisso do Instituto Alpargatas em transformar resíduos em oportunidades, ao mesmo tempo em que conecta nossos colaboradores com as comunidades em que atuamos. Essa conquista reforça a relevância de unir sustentabilidade, educação profissional e voluntariado corporativo para gerar impacto positivo e duradouro na sociedade”, enfatiza Berivaldo Araujo, diretor executivo do Instituto Alpargatas.

Atendendo Campina Grande e região, o projeto promove capacitação profissional, emprego, renda e impacto social e conta com seis multiplicadores, 40 novos formandos em 2025 e 193 formandos em 11 turmas desde sua criação, em 2019.

A iniciativa une sustentabilidade, educação profissional e voluntariado corporativo, atendendo maiores de 18 anos, em situação de vulnerabilidade, desemprego ou que buscam complementação de renda e requalificação. Em 2025 ele também foi reconhecido pelo Prêmio Aplaude 2025, promovido pela CBVE (Comissão Brasileira de Voluntariado Empresarial), na categoria “Programa Destaque em Educação”.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo