Prefeitura de Cabedelo entrega próteses dentárias do projeto Resgatando Sorrisos
A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) abre, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e Desenvolvimento Humano (SEPMDH), entregou, nesta terça-feira (09), 45 próteses às mulheres inscritas no projeto Resgatando Sorrisos. Esta é a 5ª edição do projeto, que é uma parceria entre a SEPMDH e a Secretaria de Saúde.
A iniciativa busca cadastrar, avaliar e distribuir próteses às mulheres que, por algum motivo, sofreram perdas dentárias. O objetivo é repor os dentes perdidos, cuja falta pode interferir no processo de mastigação e gerar problemas estomacais, assim como problemas de migrações dentárias, periodontite, colapso oclusal, danos na ATM e, sobretudo, afetar a autoestima.
“O sentimento que nos toma hoje é o de gratidão, por estar podendo contribuir com uma gestão tão humanizada. Estamos na 5ª edição desse projeto lindo, que tem o objetivo de realmente resgatar a autoestima de mulheres que tanto precisam, afinal são pessoas vulneráveis que perderam alguns dentes por causas como a violência doméstica ou alguma outra situação e, por meio desta ação de parceria da SEPMDh com a Saúde, tem a oportunidade de resgatar a autoestima e de entrar no mercado de trabalho”, comentou a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Camila Lucena.
De acordo com a Secretaria, o projeto Resgatando Sorrisos é uma ação contínua e a próxima edição está prevista para daqui a dois meses.
Sorrisos – O projeto Resgatando Sorrisos oferece, a cada edição, cerca de 50 próteses dentárias a mulheres assistidas pelo SUS e que sofrem de perda dentária, seja por não terem tido acesso à higiene bucal, seja por terem sido vítimas de violência física ou por qualquer outro motivo que não as deixem mais sorrir como antes.
Todo processo de habilitação para receber as próteses tem início com a inscrição, presencialmente, na Secretaria da Mulher. Após esse processo, a equipe informa às inscritas, por telefone, as datas em que elas podem comparecer ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para a moldagem e, posteriormente, numa segunda data, para a prova das próteses.