Procon multa Apple em R$ 10 mil após empresa começar a vender Iphones sem carregador no Brasil

Alegando que a Apple viola os direitos dos consumidores ao vender smartphones sem carregadores de bateria e que pratica propaganda enganosa sobre alguns atributos do aparelho, o Procon de São Paulo multou a Apple em R$ 10.546.442,48. A gigante do Vale do Silício já havia sido notificada sobre o tema, mas não se pronunciou sobre o caso.

Segundo o Procon-SP a empresa de realiza propaganda enganosa na publicidade do modelo iPhone 11 Pro. A propaganda afirma que o aparelho era resistente à água e incluía, as seguintes informações como “testes rigorosos e refinamentos ajudaram a criar um iPhone durável e resistente à água e poeira”, “resistente à água a até 4 metros por até 30 segundos” e “feito para tomar respingos e até um banho”.

Porém, após a compra, consumidores relataram problemas com a resistência, e a empresa não ofereceu reparo. A Apple respondeu ao questionamento do Procon afirmando que a resistência à água não era uma condição permanente do iPhone e poderia diminuir com o uso do produto.

A mesma publicidade trazia imagens do celular recebendo jatos de água nas laterais e na parte superior, além de ser utilizado durante a chuva e em recipiente de água. A empresa afirmou ao Procon que para evitar danos líquidos, consumidores deveriam deixar de nadar ou de tomar banho com o smartphone.

 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo