Primeira Venture Builder com soluções tecnológicas para setor público é lançada na Paraíba
Nesta segunda-feira, 13 de setembro, foi realizado o pré-lançamento da primeira Venture Builder voltada para soluções tecnológicas inovadoras exclusivamente para o setor público no Brasil: a Dome Ventures. A empresa nasceu da união de esforços do Gabriela Rollemberg Advocacia (GRA), escritório conceituado nacionalmente em Direito Eleitoral, a Alfa Group, uma holding company que oferta soluções de tecnologia e pesquisa de mercado, e a FCJ Venture Builder, uma multinacional pioneira nesse segmento na América Latina.
Com mulheres sendo a maioria entre os sócios-fundadores, Gabriela Rollemberg, sócia do GRA, Mariana Teles, advogada especialista em compliance e integridade, e Emanoelton Borges, CEO do Alfa Group, são os idealizadores do projeto que selecionará inicialmente 30 startups do mercado de govtech e prevê investimentos de pelo menos R$ 10 milhões.
O modelo Venture Builder funciona como uma fábrica de startups que são transformadas em grandes negócios, usufruindo de um Centro de Serviço Compartilhado (CSC), onde são oferecidos serviços de gestão administrativa, marketing, comercial, contabilidade, jurídico, governança corporativa e estratégica, entre outros.
O diferencial do empreendimento é o acesso das startups a uma carteira superior a 300 clientes, entre eles governos, prefeituras, autarquias e órgãos que já são atendidos pelo Alfa Group, tais como PwC, AENA Brasil, Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e Ministério do Turismo. Estima-se que esse mercado poderá chegar à casa de 1 trilhão de dólares no mundo todo em 2025. A primeira rodada de captação de investimento da Dome Ventures já teve início, e terá vagas limitadas.
Para quem quiser entender melhor sobre o modelo de negócio e condições para investimento, o lançamento oficial da empresa acontecerá dia 21 de setembro, em evento virtual.
Gabriela Rollemberg explica que toda govtech tem o impacto social como marca registrada. “Quando melhoramos o funcionamento do governo, melhoramos a vida da sociedade como um todo. Por isso, a Dome Ventures já nasce pautada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que incluem a diversidade, sustentabilidade, transparência, cidadania, e, melhorando a qualidade da prestação dos serviços públicos, pode possibilitar o aumento da felicidade interna bruta, novo índice de desenvolvimento humano pautado pelas Nações Unidas”, afirma.