Procedimentos estéticos para homens crescem e redefinem padrões de beleza masculina
Marcelo Aquino, cirurgião plástico da Plastic Premium, explica os tratamentos mais procurados e a importância da naturalidade nos resultados
Os procedimentos estéticos para homens vêm ganhando popularidade, o que reflete uma mudança cultural significativa. Segundo pesquisa da Allergan e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, 82,5% dos brasileiros têm interesse em realizar algum tipo de intervenção estética. Nos últimos cinco anos, a demanda masculina por cirurgias plásticas aumentou 20%, o que inclui tanto procedimentos cirúrgicos quanto não invasivos, como o botox. Referência em cirurgias plásticas, o médico Marcelo Aquino, da Plastic Premium, especialista com mais de 20 anos de experiência, compartilha suas percepções sobre os procedimentos mais procurados, as diferenças entre homens e mulheres e a importância de manter a naturalidade nos resultados.
Entre os tratamentos mais procurados pelos homens, destacam-se a lipoaspiração e também a ginecomastia (redução das mamas masculinas). “Entre homens mais velhos, cirurgias faciais, como o lifting e blefaroplastia (cirurgia nas pálpebras), também são muito requisitados, além de procedimentos minimamente invasivos, como o botox e preenchimentos. Estes últimos são indicados para prevenir sinais do envelhecimento e preservar a aparência natural”, comenta.
O aumento da demanda por procedimentos para ginecomastia tem relação com alterações hormonais, uso de anabolizantes ou medicamentos. “É necessário observar a parte hormonal, pois, se o desequilíbrio persistir, o problema pode voltar. Em alguns casos, o paciente deverá ser encaminhado para um endocrinologista antes da cirurgia”, explica o cirurgião plástico.
Também existem cirurgias estéticas convencionais como abdominoplastia e flancoplastia, principalmente em pacientes que perderam muito peso e, como é o caso da cirurgia bariátrica. “A principal diferença entre homens e mulheres é que a mulher busca mais a cirurgia de mama como prioridade e os homens seriam as de contorno corporal e facial do envelhecimento”, conta.
Diferenças de abordagem — Marcelo ressalta que há diferenças claras na abordagem cirúrgica entre homens e mulheres. “A principal diferença é que a mulher busca mais a cirurgia de mama como prioridade, enquanto os homens focam no contorno corporal e facial”, afirma.
No corpo, os homens preferem tratamentos que realçam características masculinas, como tórax e quadril retificado, enquanto as mulheres procuram intervenções na cintura, quadril e glúteos. “No rosto, a mulher deseja traços mais acentuados, como lábios e maçãs do rosto. Já o homem foca em áreas como a testa e a mandíbula marcada”, complementa.
Essas diferenças se estendem às técnicas cirúrgicas. “A cirurgia masculina precisa ser mais refinada em termos de resultado, não técnica. Se exageramos na lipoaspiração do tórax ou da cintura, o homem pode perder a característica masculina do corpo. Além disso, no rosto, é importante respeitar traços como barba, sobrancelha e pele mais grossa, para evitar feminilizar o visual”, explica o cirurgião.
Tratamentos minimamente invasivos — Os procedimentos minimamente invasivos têm ganhado espaço entre o público masculino como uma forma de cuidar da aparência sem recorrer a cirurgias. Segundo Marcelo, o botox é o tratamento mais procurado tanto por homens quanto por mulheres, principalmente para prevenção. “Ele é muito utilizado por pessoas que buscam retardar o envelhecimento de forma discreta. Outros tratamentos como peelings suaves, boa hidratação e cuidados com acne também são fundamentais para melhorar a qualidade da pele e prevenir problemas futuros”, explica.
Popularização — A busca por tratamentos estéticos entre os homens está se tornando mais comum, embora o público feminino ainda seja predominante. “As mulheres sempre lideraram a procura por cirurgias plásticas, principalmente estéticas, mas com a popularização dos procedimentos e a crescente preocupação dos homens com a aparência, o número de pacientes masculinos vem aumentando consideravelmente”, comenta Marcelo. Apesar disso, ele aponta que ainda há uma diferença significativa entre a demanda de homens e mulheres.
Sobre a Plastic Premium – A Plastic Premium é uma clínica de cirurgia plástica estética e reparadora e fisioterapia dermato-funcional especializada que nasceu com a missão de oferecer um atendimento personalizado para quem precisa de intervenções reparadoras pós-bariátricas ou quem deseja realçar a beleza. A Plastic Premium oferece tratamentos estéticos não-cirúrgicos como preenchimentos e aplicação de botox, laser, tapping, serviços de fisioterapia dermato-funcional e demais procedimentos pós-operatórios, além de cirurgias estéticas convencionais, como abdominoplastia, lipoaspiração, aumento de mama, entre outras. Inaugurada em junho de 2024, a clínica funciona sob a direção do cirurgião plástico Marcelo Aquino, que conta com cerca de 20 anos de atuação. A Plastic Premium fica na Av. Gov. Argemiro de Figueiredo, 369, no CDO Especialidades, no Jardim Oceania. Para mais informações, siga @plasticpremiumjpa nas redes sociais. O telefone para contato é o (83) 99391-5977.