Após PB confirmar 1.900 novos casos de covid, secretário acalma: “ampla testagem”

O secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, explicou que o número alto de casos confirmados de covid-19 na Paraíba, se deu graças à testagem ampla que é realizada no estado. Ele também destacou que habitualmente os números aumentam no início da semana devido à falta de notificação dos municípios no fim de semana.

O boletim mais recente divulgado pela SES no início da noite desta terça-feira apontou que a foram registrados 1900 novos casos de Covid-19 e 46 óbitos confirmados desde a última atualização, 05 deles ocorridos nas últimas 24h. São 46.957 pessoas que já contraíram a doença, 14.930 que já se recuperaram e 977 faleceram. Até o momento, 129.254 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Em relação à testagem, o secretário destacou que estão sendo feitos até 400 testes rápidos por dia e a meta é testar 500 mil paraibanos. “É o que está fazendo a diferença na Paraíba. O número grande casos confirmados se dá por conta da testagem ampla da população. Com isso podemos ter uma realidade maior da circulação viral, diferente de outros estados que testam pouco”, disse.

De acordo com Medeiros, estados que testam pouco, têm poucos casos. Ele citou o caso do estado de Minas Gerais que chegou a ser referência no país e agora a capital, Belo Horizonte, está entrando em colapso. “Estamos no caminho certo, com cautela e moderação, técnica e ações. A Paraíba é um dos poucos estados do Brasil que não houve colapso da rede pública estadual”, finalizou.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo