Professor da UFPB é eleito para Academia Brasileira de Ciências
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) anunciou a eleição de 17 novos membros titulares, incluindo o professor Valdir Barbosa Bezerra, do Departamento de Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A eleição é uma das mais altas distinções da ciência brasileira e reflete o reconhecimento pelo mérito e pela relevância das contribuições dos eleitos.
Para a eleição para a ABC, apenas membros titulares da instituição podem indicar candidatos, que são avaliados conforme sua área de especialização. Agora, Valdir Barbosa integra o grupo de cientistas da área de Ciências Físicas, uma das dez áreas em que a ABC organiza seus membros.
Valdir Barbosa Bezerra, com quase 50 anos de dedicação à UFPB, ingressou na universidade em 1975 e tornou-se professor titular em 2005. Durante sua carreira, teve um papel importante na coordenação dos cursos de graduação e pós-graduação em Física, além de ter sido coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Pró-Reitor de Graduação entre 2009 e 2012. Reconhecido pelo alto conhecimento em física relativística e gravitação, ele também fez contribuições significativas à Teoria Geométrica de Defeitos em Sólidos e ao Efeito Casimir Eletromagnético. Suas pesquisas ultrapassaram fronteiras nacionais, com colaborações com instituições de renome como o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e centros acadêmicos na França e na Inglaterra.
Fundada em 1916, a ABC é uma das mais antigas instituições científicas do Brasil e tem como missão promover a ciência no país, organizando debates e ações que influenciam diretamente os avanços científicos e tecnológicos do Brasil. A Academia, inicialmente chamada Sociedade Brasileira de Ciências, alterou seu nome em 1921 e desde então tem se dedicado ao fortalecimento da ciência nacional.