Profissionais de saúde na Alemanha têm overdose com vacina da Pfizer

Oito funcionários de uma casa de repouso em Stralsund, na Alemanha, tiveram uma overdose com a vacina da covid-19 desenvolvida pela vacina BioNTech-Pfizer. Eles receberam cinco vezes a dose recomendada do imunizante.

Segundo matéria da Norddeutscher Rundfunk, todo o conteúdo de um frasco de vacina foi injetado em cada um dos funcionários. Após o incidente, que aconteceu ontem (27), os afetados foram mandados para casa. Quatro das oito pessoas foram internadas em um hospital para observação por precaução com sintomas de gripe.

O administrador distrital de Vorpommern-Rügen, Stefan Kerth (SPD), informou que, de acordo com informações do fabricante, doses maiores da vacina já haviam sido testadas em cobaias sem consequências graves. Não foi registrado nenhuma outra reação adversa.

As reações comuns são dor no local da injeção e sintomas semelhantes aos da gripe de maneira leve e transitória. Nos testes, quantidades de até 100 microgramas foram administradas sem consequências graves. A dose usual da vacina é de 30 microgramas.

A fabricante explicou ainda que no frasco da vacina há o aviso de que a quantidade disponível é multidose, cujo conteúdo deve ser diluído antes do uso.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar