Projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado na área de ciência e tecnologia serão apresentados na Expotec 2023

Com o tema Inteligência Artificial, Plataformas e o futuro da Internet, a 9ª edição da Expotec 2023 – Feira e Congresso de Tecnologia está em contagem regressiva. O evento  acontecerá no período de 6 a 11 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa, numa realização conjunta da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br). As inscrições encontram-se abertas gratuitamente por meio do site www.expotec.org.br/2023.

Diversos projetos desenvolvidos por órgãos do Governo do Estado serão apresentados ao público que visitar a Expotec 2023: Projeto Limite do Visível, Projeto Bingo, Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq). Para o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado, a Expotec “ocupa um papel importante que é o de vitrine, para que os nossos pesquisadores e empresários possam mostrar os seus produtos e interagir, e que nossos estudantes possam saber o que é ciência. Nesse ano, a Expotec será totalmente presencial e com certeza maior que outras edições. Temos a grande novidade esse ano que é a 43ª reunião da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), na verdade serão 34 eventos dentro da Expotec. E o Governo do Estado, por meio da Secties, tem grande satisfação em participar, juntamente com a Anid da organização desse evento”.

A solenidade oficial da Expotec 2023 está prevista para ocorrer no dia 7 de agosto, às 19h, na sala Tambaba do Centro de Convenções, em conjunto com a abertura do 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, e contará com a presença de autoridades convidadas dos governos federal, estadual e municipal, representantes de  instituições públicas, organizações não governamentais, empresas privadas, gestores, pesquisadores, cientistas, professores, estudantes,  expositores e público em geral.

Como atração cultural, haverá a apresentação do Toré dos indígenas potiguaras do município de Baía da Traição-PB, que irão dançar e saudar os presentes que participarão da cerimônia da maior feira e congresso de tecnologia do Nordeste.

Para o presidente da Anid Brasil e coordenador geral da Expotec, Percival Henriques, é grande a expectativa para realização desta edição, haja vista este ano ser totalmente presencial, com uma programação que traz várias palestras e mesas redondas sobre a Inteligência Artificial que está pautando todos os assuntos, com a presença de cientistas de reconhecimento internacional que estarão no evento para interagir com os participantes sobre esta temática, além das discussões sobre as plataformas que dominam hoje a internet, o futuro dela,  entre outros aspectos.

De acordo com Percival, a Expotec é um evento totalmente gratuito, “onde o público tem a oportunidade de saber quais pesquisas e descobertas científicas estão sendo produzidas nas universidades. Dos projetos lançados pelo governo, e que possam ser transformados em políticas públicas e façam sentido, os investimentos em ciência e tecnologia. As empresas privadas também podem se apropriar dessas tecnologias e levar para o mercado, fazendo girar a economia.  Daí se junta essas três áreas (chamada tríplice hélice).”

“O que oferecemos na Expotec é o intuito do letramento científico, para induzir a crianças, jovens e adultos a se interessarem pela ciência”, concluiu.

Confira os projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado que farão parte da Expotec:

Projeto Limite do Visível – Na Expotec, haverá o hackathon do Limite do Visível em parceria com a Cagepa, que lançará um desafio relacionado à participação do usuário em questões relacionadas à prestação de serviço de saneamento básico. Além disso, haverá a participação da Deco, que fará um Workshop com os estudantes, e da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), que também atuará em parceria com os estudantes, vislumbrando ações conjuntas com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), em prol do evento Agosto das Juventudes. O hackathon acontecerá no dia 7 de agosto.

Projeto Bingo – Nesta edição, o projeto Bingo irá expor seus mini radiotelescópios usados para ilustrar o funcionamento de um radiotelescópio. Irá mostrar o funcionamento de um radiômetro, um dispositivo utilizado para medir o ruído térmico de uma antena e que será utilizado no radiotelescópio BINGO. Incluirá no estande um telescópio ótico para observações noturnas e um modelo em escala do foguete Saturno V. O professor João Rafael realizará uma palestra na feira intitulada Astro, Cosmos e o Telescópio BINGO.

Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação – Compondo a diversidade da Expotec 2023, o Parque Tecnológico Horizontes de Inovação – PTHI, a Fundação de Apoio à Pesquisa – Fapesq e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) promoverão o Demoday da Primeira Chamada Desafios Tecnológicos e Inovação – Conectando Startups. O Demoday será uma das atrações do último dia da Expotec -11 de agosto- a partir das 10h.

Como é padrão neste tipo de evento, o Demoday será a oportunidade para os representantes de 12 startups oriundas da Primeira Chamada do Conectando Startups apresentarem seus pitches para uma banca avaliadora composta por investidores cujos perfis contemplam os diferentes estágios de maturidade das startups envolvidas. Das startups que apresentarão suas experiências, 7 são da linha temática tecnologia educacional e as outras 5 trabalham o turismo sustentável, as duas linhas temáticas da Chamada lançada no ano de 2022.

Fapesq – A Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq) vai estar na Expotec 2023 com projetos de empresas Tecnova e startups do Programa Centelha, que receberam apoio financeiro Fapesq/Finep, por meio de subvenção econômica. Pesquisadores Fapesq participarão como palestrantes, a exemplo de Amilcar Rabelo, coordenador do Projeto Bingo.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo