QUALIFICAÇÃO: IFPB abre inscrições para 3.630 vagas em cursos técnicos nesta terça
Inscrições acontecem on-line até o dia 18 de dezembro,
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) abriu as inscrições para os processos seletivos para Cursos Técnicos Subsequentes, com 1.240 vagas, e dos Cursos Técnicos Integrados, com 2.390 vagas, nesta terça-feria (17). As inscrições acontecem pela internet até o dia 18 de dezembro.
De acordo com o IFPB, para o processo seletivo de Cursos Técnicos Integrados, é preciso ter concluído ou estar concluindo o ensino fundamental ou equivalente. São 2.390 vagas para ingresso no ano letivo de 2021 em 17 campi, que são Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santa Rita e Sousa.
Para os cursos na modalidade Subsequente ao Ensino Médio, é necessário ter concluído ou estar concluindo o ensino médio ou equivalente. Para ingresso no primeiro semestre de 2021 são 1.240 vagas em 16 campi, que são Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Esperança, Itabaiana, João Pessoa, Mangabeira, Patos, Pedras de Fogo, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Soledade e Sousa.
Cursos ofertados
- Meio Ambiente;
- Recursos Pesqueiros;
- Multimídia;
- Edificações;
- Serviços Jurídicos;
- Eletromecânica;
- Informática;
- Sistemas de Energia Renovável;
- Contabilidade;
- Automação Industrial;
- Controle Ambiental;
- Eletrônica, Eletrotécnica;
- Instrumento Musical;
- Mecânica, Manutenção e Suporte em Informática;
- Segurança do Trabalho;
- Geologia, Agroindústria;
- Agropecuária;
- Serviços de Restaurante e Bar;
- Transações Imobiliárias;
- Guia de Turismo, Transporte Aquaviário;
- Mineração;
- Equipamentos Biomédicos;
- Secretariado;
- Cuidados de Idosos;
- Petróleo e Gás;
- Química.
As inscrições estão acontecendo de forma online e devem ser efetuadas por meio do preenchimento do formulário eletrônico, anexando o seu histórico escolar ou documento equivalente. Já para os cursos técnicos subsequentes, o candidato também pode utilizar o desempenho no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Somente serão válidas as edições dos Exames Nacionais após 2009.
Para os cursos técnicos integrados, a seleção vai acontecer por meio de análise do histórico escolar nas disciplinas de português, matemática, história e geografia ou disciplinas equivalentes no ensino fundamental II, no 6º, 7º e 8º ano, ou equivalente. Na matrícula, o aluno deve apresentar o certificado de conclusão do ensino fundamental. Para os cursos técnicos subsequentes são analisadas as notas das disciplinas de língua portuguesa e matemática, cursadas no 1º e 2º ano do ensino médio ou equivalente.
Metade das vagas é reservada para quem estudou o ensino fundamental na rede pública. Há ainda cotas para quem tem renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo, para pessoas negras, pardas e indígenas, e pessoas com deficiência. Em Sousa, há cotas para assentados da reforma agrária.
Um novo edital com mais 60 vagas para o curso técnico em instrumento musical subsequente ao ensino médio deve ser publicado na próxima semana.