R$200 DE MULTA: Alagoa Grande estabelece punição para quem andar sem máscara

A Prefeitura de Alagoa Grande, município do Brejo paraibano, publicou um decreto neste mês que penaliza quem se recusar a usar máscara em locais públicos por meio de uma multa de R$ 200. A medida visa evitar o colapso da rede municipal de saúde e conscientizar a população dos riscos da covid-19, que já registrou 41 óbitos e 2.039 casos confirmados na cidade.

“Naquele pensamento que o povo só sente quando é no bolso, nós tomamos essa medida, que não tem a finalidade de cobrar ninguém, mas, sim, educar. Esse efeito tem sido muito positivo e a população está usando máscara em quase sua totalidade. Mas, se a Guarda Civil ou a Vigilância Sanitária encontrar alguém sem máscara essa pessoa é notificada”, disse o prefeito Sobrinho.

De acordo com a assessora técnica da Secretaria de Saúde de Alagoa Grande, Flávia Lira, o munícipio possui apenas cinco leitos para atender baixa e média complexidade, além de três cadeiras de apoio. Os casos mais graves são enviados para Campina Grande, onde há leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).

“A gente sabe que não é fácil conseguir vaga de UTI e da superlotação que está acontecendo no Brasil todo, então procuramos fazer, dentro das nossas condições, o máximo que a gente pode para assistir a população. Já tivemos dias de ter 100% de ocupação”, destacou.

Desde que o decreto foi publicado no dia 16 deste mês, nenhum morador da cidade foi multado.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo