REFORÇO CONTRA O COVID-19: Dois milhões de doses de vacina chegam nesta terça
Dois milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca chegaram ao Brasil no início da manha desta terça-feira (23). O avião pousou no Aeroporto de Guarulhos e, depois de realizar a burocracia obrigatória, seguirá para o Rio de Janeiro, onde os imunizantes contra o novo coronavírus serão entregues à Fiocruz.
No órgão, o lote de vacinas passará por conferência de carga, temperatura e receberá etiqueta com informações em português. Além disso, algumas amostras serão submetidas a análise protocolares para aferir um controle de qualidade.
Todos os trâmites devem acontecer ainda nesta terça, estando os dois milhões de doses prontos nas primeiras horas desta quarta-feira (24) para serem distribuídas ao redor do país, de acordo com o que estabelece o Plano Nacional de Imunização.
Butantan entrega mais vacinas nesta semana
Outra notícia que deve ajudar a destravar minimamente a vacinação no país é a entrega de mais 2,7 milhões de doses da Coronavac ainda nesta semana pelo Instituto Butantan.
Há ainda, no sábado, a expectativa da entrega de mais dois lotes de IFA (Ingrediente farmacêutico ativo), que darão a possibilidade da Fiocruz produzir mais de 2 milhões de doses.
Nos últimos dias, por falta de doses, a vacinação foi interrompida em diversas capitais do país como o Rio de Janeiro e Salvador. O ritmo lento preocupa especialistas já que contrasta com o aumento de casos e mortes registrados no país.
Até essa segunda-feira (22), de acordo com os números do Conass (Conselho Nacional das Secretarias de Saúde), o Brasil registrava 10.195.160 casos e 247.143 óbitos por Covid-19.