REPRESENTATIVIDADE: Cacique da Paraíba defende pautas potiguaras em grupo de transição de Lula
A cacique indígena e vereadora da cidade Rio Tinto, Claudecir Braz, mais conhecida como Cacique Cal (PP), integra o Grupo Técnico de Povos Originários para o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em entrevista o Jornal da Manhã, na rádio Jovem Pan João Pessoa, nesta terça-feira (6), ela comentou o auxílio na formulação de políticas públicas para esse público, sobretudo o povo potiguara, que integra.
Cacique Cal ainda lamentou a lentidão da justiça com os processos judiciais referentes à demarcação de território indígena e as invasões registradas em todo o Brasil. Outro assunto comentado foi o crescimento da criminalidade nas aldeias. “A falta de oportunidade e investimento na educação tem levado os jovens indígenas ao tráfico de drogas”, disse.
Nas últimas eleições que disputou, Cacique Cal, que está no vigor de seu quarto mandato como vereadora de Rio Tinto, recebeu a terceira maior votação da cidade para a Câmara Municipal.
O nome da cacique foi publicado, na última semana, no Diário Oficial da União, por meio de uma Portaria, e teve o registro do vice-presidente eleito e coordenador da transição, Geraldo Alckmin (PSDB).