SEIS VIDAS TRANSFORMADAS: Hospital de Trauma de Campina Grande registra doação de múltiplos órgãos

Uma doação de múltiplos órgãos, registrada na noite do último sábado (15), no Hospital de Trauma de Campina Grande ajudou a transformar a vida de cinco pessoas.

O doador era um homem de 24 anos que morreu vítima de uma hemorragia cerebral em virtude de um traumatismo craniano. Após a confirmação da morte encefálica, a família concedeu a autorização para a doação.

Foram doados o coração, os rins, o fígado e as córneas. O coração foi transplantado em um pernambucano de 50 anos, o rim direito foi para um baiano de 26 anos, o rim esquerdo foi implantado em outro baiano de 72 anos, o fígado foi para uma paraibana de 52 anos, e as córneas foram encaminhadas para análise no Banco de Olhos.

 

“Com esta doação, a vida de seis pessoas pôde ser transformada, mas isso só aconteceu graças ao sim da família e ao trabalho desenvolvido por nossos profissionais,” destaca Rafaela Dias, chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes.

Em 2022 a Paraíba já registrou a realização de 248 transplantes, sendo 203 de córneas, dois de coração, 23 de rins, 17 de fígado e três de medula óssea. Ainda aguardam por um órgão 443 paraibanos.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo