
Consumo de etanol evitou quase 500 mil toneladas de CO₂ na Paraíba em 2025
Por outro lado, no mesmo período, o consumo de gasolina na Paraíba gerou cerca de 1,62 milhão de toneladas de CO₂, enquanto o diesel foi responsável por aproximadamente 1,21 milhão de toneladas de emissões.
O consumo de etanol na Paraíba evitou a emissão de aproximadamente 499 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂ equivalente) em 2025, contribuindo de forma significativa para a redução do impacto ambiental do setor de transportes no estado.
Os dados são do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool) e consideram o consumo interno de etanol anidro, aquele adicionado à gasolina em 30%, e do etanol, vendido diretamente nos postos.
Ao todo, foram consumidos 405.635 metros cúbicos de etanol no período, o que equivale a 405.635.000 litros de etanol, volume que resultou em um saldo ambiental positivo, já que o biocombustível evita em até 90% as emissões se comparado à gasolina.
Por outro lado, no mesmo período, o consumo de gasolina na Paraíba gerou cerca de 1,62 milhão de toneladas de CO₂, enquanto o diesel foi responsável por aproximadamente 1,21 milhão de toneladas de emissões. Para se ter uma ideia da importância desse número, o CO₂ é o principal gás associado ao aquecimento global e à piora da qualidade do ar, especialmente nos centros urbanos.
Segue abaixo a tabela para conferência dos dados:

