SAI RENATO, ENTRA BRANCO: Coligação em Alhandra decide colocar deputado do Podemos da disputa
Após indeferimento da candidatura a reeleição do atual prefeito de Alhandra, Renato Mendes, pela Justiça Eleitoral, o grupo da situação na cidade decidiu pela substituição da candidatura e quem vai disputar as eleições será o deputado Branco Mendes (Podemos), o vice permanece sendo Edileudo Salvino.
A substituição foi feita no prazo final que encerrou-se nessa segunda-feira (26) e após uma reunião da coligação “A Força do Bem” com os candidatos dos partidos Cidadania, Podemos, Democratas e PT, ficou decidido pelo nome do deputado.
Branco Mendes foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Alhandra, prefeito por dois mandatos. Em 2006 disputou sua primeira eleição para o mandato de deputado estadual. Foi reeleito nas eleições seguintes (2010, 2014 e 2018) e está em seu 4º mandato na Assembleia.
Renato Mendes teve a candidatura indeferida após contestação na Justiça Eleitoral pelo PSOL com base em uma condenação do gestor por porte ilegal de Armas e no Ministério Público pela coligação “Plantando Esperança” formada pelo PL, PP e MDB que questiona o fato de o prefeito ter sido condenado pelo Tribunal de contas do Estado (TCE), por irregularidades em prestação de contas, e pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, por improbidade administrativa.
Na decisão, o juiz Antônio Eimar de Lima, da 73ª Zona Eleitoral do Município, considerou irreparáveis as condenações pelo TCE e TJ e negou o registro do então candidato.