SAÍDA À FRANCESA: Whatsapp vai finalmente permitir sair de grupos silenciosamente
Em uma tentativa de tornar a plataforma de mensagens mais agradável, o WhatsApp – de propriedade da Meta – está trabalhando em um novo recurso que permitirá que usuários saiam silenciosamente dos grupos. Vista inicialmente em maio, a novidade está em testes avançados no iOS e deve chegar em breve para quem possui a versão beta do sistema.
Anteriormente, optar por sair de um grupo de Whatsapp poderia representar uma situação constrangedora, já que todos os integrantes do chat eram notificados quando alguém ia embora. O WABetaInfo divulgou uma prévia da função, que pretende amenizar essa situação.
De acordo com informações do site, será possível deixar o chat normalmente ao pressionar no botão de “Sair do Grupo”. Com a mudança, apenas os administradores do grupo serão notificados da saída, sem a exibição de uma mensagem pública para todos os participantes.
Apesar da mudança evitar desconfortos mais diretos, a saída dos grupos possivelmente ainda deixará rastros. Isso porque, o WhatsApp também está desenvolvendo paralelamente uma lista que mostra participantes antigos do chat.
Dessa forma, a nova função que lista todos os ex-participantes do grupo ainda pode dedurar quem deixou a conversa, mesmo que o usuário deixe de participar do grupo de forma silenciosa, ou seja, sem que haja a exibição de uma mensagem pública, como ocorre atualmente.
Assim, mesmo que o usuário saia silenciosamente, a nova função que lista todos os ex-participantes do grupo ainda pode dedurar quem deixou a conversa. De qualquer forma, a solução certamente é melhor que a exibição de uma mensagem pública, como ocorre atualmente.
Os novos recursos ainda estão em fase de desenvolvimento interno no Whatsapp, de acordo com o site WABetaInfo. O que pode indicar uma demora para que as novidades cheguem na versão final da plataforma tanto para Android quanto para iOS.