Secretário de Saúde da Paraíba é contra retorno de aulas presenciais e alerta para síndrome que atinge crianças contaminadas pelo COVID-19
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba divulgou no último sábado, 3, mais uma avaliação técnica do plano ‘Novo Normal’.
No relatório, a pasta afirma que, com base na metodologia de outros países, a decisão sobre retomada das atividades educacionais presenciais pode aumentar o número de casos de Covid-19 em cerca de 250%.
Ainda de acordo com a SES, isso representaria um número de cerca de 20 mil novos casos de coronavírus, na faixa etária de 0 a 19 anos.
Outra preocupação, ainda de acordo com a secretaria, é em relação à síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica, conhecida como SIM-P, que atinge crianças.
– Temos que informar aos pais e mães paraibanas que nós não recomendamos que eles encaminhem seus filhos para as aulas presenciais – afirmou.
Outro ponto apontado pelo médico foi a manifestação tardia da Covid-19 em crianças.
– Além de todo o risco, temos que lembrar da SIM-P, que é uma manifestação tardia que acontece em crianças, geralmente 15 dias após contrair a Covid-19, que se apresenta com sintomas graves como choque e queda da pressão arterial, que inspira muitos cuidados – declarou.