Segunda edição do São João de Sapé se destaca como exemplo de segurança pública
Além das atrações de destaque nacional, o São João de Sapé, realizado entre os dias 20 e 25 de junho, ganhou destaque pela organização e eficiência na segurança pública. Mais de 400 policiais militares foram às ruas na segunda edição da ‘Chama de Um Novo Tempo’, proporcionando aos participantes uma festividade tranquila e segura.
Os policiais da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (9ªCIPM), sob comando do major Soares, estiveram empenhados no reforço do policiamento durante as festividades. As ações foram integradas à ‘Operação Festas Juninas 2023’, conforme previsto na Diretriz N° 11 do Estado-Maior do Exército (EME), com o objetivo de intensificar a presença policial militar em locais estratégicos onde ocorreram os eventos.
Os mais de 400 PMs foram às ruas reforçar o policiamento no local de realização dos eventos e por toda a cidade. As ações ostensivas foram executadas por equipes do Comando de Policiamento Regional Metropolitano (CPRM), Comando de Policiamento Regional III (CPR-III), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE/CHOQUE), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) e Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM).
A presença ostensiva dos policiais militares, aliada a estratégias de patrulhamento e ações preventivas, contribuiu para inibir a ocorrência de crimes e infrações durante as festividades. Além disso, a proximidade dos policiais com o público presente permitiu o estabelecimento de uma relação de confiança e a pronta resposta em situações de emergência.
A população local, comerciantes e visitantes elogiaram a organização e o trabalho realizado pelos policiais militares, destacando a sensação de segurança durante todo o evento. O sucesso na segurança pública no São João de Sapé mostra a importância de um efetivo policial bem planejado e preparado para garantir a tranquilidade da população em momentos de grande aglomeração.
O prefeito Major Sidnei ressaltou que o São João de Sapé não apenas celebrou as tradições juninas, mas também se tornou um símbolo de eficiência e sucesso na área da segurança pública. Como policial que atuou por mais de 20 anos, o prefeito priorizou a segurança no evento, e realizou reuniões técnicas não só com a polícia, mas com órgãos que fizeram parte da organização do São João.
“A atuação dos policiais militares envolvidos na ação da 9ªCIPM foi fundamental para que todos pudessem aproveitar as festividades de forma segura, consolidando assim a cidade como um destino acolhedor e confiável para os eventos futuros. Sei como a segurança importa e fortalece a imagem de Sapé como uma cidade tranquila, o que impacta principalmente em nossa população e também em turistas”, pontuou.