SEM MOTIVOS PARA SORRIR: Sousa apresenta resultado desastroso em ranking da saúde e Gilbertão destaca descaso da atual gestão
A cidade de Sousa, que tem como alcunha, a Cidade Sorriso, não tem encontrado motivos para fazer valer o título.
De acordo com o Ministério da Saúde, o desempenho obtido pelo município de Sousa, Sertão paraibano, foi um desastre. O resultado do Indicador Sintético Final (ISF) do programa do Governo Federal expõe Sousa apenas na 205ª posição. O ranking foi divulgado dia 31 de janeiro e são dados referentes ao último quadrimestre de 2023 do Previne Brasil. De acordo com o levantamento, a nota 7,31 alcançada pela Saúde de Sousa está abaixo de praticamente todos os municípios sertanejos.
Para Gilbertão, pré candidato a prefeitura de Sousa, a precariedade na saúde da cidade não é uma surpresa: “É uma decepção, mas apenas reflete o que Sousa tá passando nesse momento. A gestão que não cuida das pessoas, que não tem como objetivo as pessoas, sempre terá esses indicadores. Isso não é politicagem, são dados, é preto no branco”. O pré-candidato, que também é médico, disse saber “onde o calo aperta” na saúde da cidade: “Para fazer alguma coisa pela saúde de Sousa, você tem que conhecer, se importar e trabalhar, agora numa gestão que não faz nenhuma dessas três coisas, fica difícil”.
Em Sousa, desde a criação do programa em 2019, os profissionais reclamam que nunca receberam os valores destinados às Prefeituras pelo Governo Federal. A Secretaria de Saúde alega que os recursos são aplicados em melhorias das unidades.
Ao contrário de Sousa, alguns municípios da região se destacaram no ranking, a exemplo de Nazarezinho, Aparecida e Santa Cruz. Ambos alcançam nota 10 e ficaram, respectivamente, nas posições 16ª, 17ª e 18ª. Com nota 9,96 São Francisco ocupou a 27ª colocação. Em seguida aparecem Lastro com 9,94 no 30º lugar e São José da Lagoa Tapada na 55ª posição com nota 9,77. Na 61ª colocação está Marizópolis com a nota 9,68. Já Vieirópolis com nota 9 é o 117º colocado no ranking das urbes do território paraibano.
Confira a relação dos municípios nota 10:
1° – São Domingos do Cariri;
2° – Santana de Mangueira;
3° – São José do Bonfim;
4° – Bonito de Santa Fé;
5° – Lagoa;
6° – Junco do Seridó;
7° – São Bentinho;
8° – Cabaceiras;
9° – Itatuba;
10° – São José de Caiana;
11° – Tacima;
12° – Nova Palmeira;
13° – Condado;
14° – Imaculada;
15° – Piancó;
16° – Nazarezinho;
17° – Aparecida;
18° – Santa Cruz;
19° – Mulungu;
20° – São Domingos;
21° – Serra Grande;
22° – Taperoá;
23° – Teixeira;
24° – Pilar;
25° – Nova Olinda.
Informações com Levi Dantas