Sucuri é flagrada tentando engolir jacaré em condomínio
Uma sucuri foi flagrada tentando engolir um jacaré na área de um condomínio do bairro Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus. O registro foi feito no dia 7 deste mês.
Dernando Reis, morador do condomínio, contou ao G1 que estava entrando no local, no final da tarde, quando se deparou com a Sucuri já estendida e sendo preparada pelos moradores para libertá-la em uma área de mata.
Os vídeos mostram que a sucuri estava em uma área de igarapé enrolada no jacaré. Os moradores conseguiram puxar os animais com uma corda para a área externa do condomínio.
A cobra se soltou do jacaré após intervenção dos moradores. Conforme Gerson Frota, morador do condomínio que acompanhou a situação inusitada, os dois animais retornaram à área de mata de onde surgiram após o registro.
Sucuris podem chegar a 8 metros de comprimento
Em toda a Amazônia brasileira, existem 189 espécies de cobras registradas oficialmente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), até 2017. A sucuri (Eunectes murinus) é a maior é a maior espécie de cobra da Amazônia, segundo a bióloga Luciana Frazão.
Segundo a bióloga, o animal pode chegar a até 8 metros de comprimento, mas apenas em casos raros. A média de tamanho dos animais dessa espécie é de 3 a 4 metros de comprimento.
“As sucuris estão mais relacionadas à ambientes aquáticos. São bichos aquáticos, tanto é que elas estão adaptadas à isso. As narinas e os olhos são mais voltados para cima, para que o bicho possa ficar totalmente submerso, só com os olhos e narinas para fora da água para quando ele estiver buscando presas”, explicou Frazão.
Outros registros
Em 2017, uma “selfie” feita pelo autônomo Carlos Andrade, de 22 anos, viralizou em uma rede social. No registro, o autônomo aparece com uma sucuri ao lado, ao nadar no Rio Nhamundá, que banha o município de mesmo nome, a 375 Km de Manaus (AM), e é um dos afluentes do Rio Amazonas.