Sudema estuda implantar agendamentos para visitas à Areia Vermelha
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), está estudando a possibilidade de restringir as visitas ao Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, em Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa.
De acordo com o superintendente do órgão, Marcelo Cavalcanti, a Sudema avalia se há necessidade de condicionar o acesso ao parque a agendamentos. As condições ambientais da ilha são analisadas regularmente. A restrição só será implementada se forem verificados riscos de degradação da área.
“Existe no plano de manejo de Areia Vermelha uma zona de visitação turística que tem a capacidade de visitação diária em torno de 1.100 pessoas. Nós só vamos fazer esse controle por agendamento se percebemos a necessidade em função a degradação do espaço. Portanto, não existe previsão de data para início dessa restrição”, disse Marcelo Cavalcanti.
O Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha é uma unidade de conservação que possui um plano de manejo que faz o zoneamento da área. O plano diz o que é permitido ou não em cada área do parque. Caso haja a possibilidade de controle, os agendamentos serão feitos de forma online e sem custo à população.