Sudema investiga aparecimento de mais de 100 moreias mortas em João Pessoa
De acordo com a Sudema serão averiguadas as condições de cada local, além da coleta de amostras de água e dos peixes encontrados. Os animais serão submetidos a análise em laboratório para serem identificadas as espécies e as possíveis causas das mortes.
Telton Ramos, pesquisador da Universidade Federal da Paraíba e coordenador do Instituto Peixes da Caatinga, informou que está em contato com especialistas internacionais e que chegar a uma conclusão acerca da causa da morte dos animais será difícil. “Um animal depois de morto é muito difícil chegar a uma conclusão, porque já está deteriorado, já está em decomposição, então é muito difícil. Então eu acho que eles não vão chegar a nenhuma conclusão por enquanto.”
Entenda o caso
Mais de 100 moreias foram encontradas mortas nas praias de Cabo Branco, Manaíra e Jardim Oceania, em João Pessoa, na manhã desta quinta-feira (26). Os primeiros registros foram feitos por banhistas, que avistaram os animais boiando no mar e espalhados pela areia. A situação chamou a atenção da população local e mobilizou as autoridades.
Agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) foram acionados para retirar os peixes. Devido ao estado avançado de decomposição, foi orientado que as moreias fossem enterradas no local.