Tartaruga é achada morta em Cabedelo
Uma tartaruga foi achada morta na Praia do Macaco, em Cabedelo, no último domingo (20). A causa da morte não é conhecida.
A Associação Guajiru, responsável pelo projeto Tartarugas Urbanas, disse que acompanha os encalhes de tartarugas marinhas no litoral paraibano.
“Ainda não fechamos o número total dessa temporada, mas, infelizmente os encalhes são bastante comuns”, diz a presidente da associação, Daniele Siqueira.
Segundo ela, em muitos casos não é possível realizar necropsias que determinem a causa da morte. Para a presidente da Associação Guajiru, a presença de animais com alto potencial predatório, como o peixe-leão, não deve ter relação com a morte das tartarugas-marinhas.
“Com base em animais que puderam ser analisados, é possível constatar que a poluição e redes de pesca são grandes ameaças para as tartarugas marinhas aqui da Paraíba”, aponta Daniele Siqueira.
“A presença do peixe leão, os encalhes de tartarugas marinhas e outros incidentes mostram que o os órgãos ambientais precisam atuar em conjunto com instituições que monitoram o litoral paraibano. O estado ainda precisa evoluir bastante nesse monitoramento costeiro de maneira integrada”, completa.