TEM QUE FALAR A VERDADE: João Azevedo rebate Bolsonaro e diz que imposto estadual sobre gasolina não teve aumento nos últimos 12 meses
Uma carta assinada por João Azêvedo (Cidadania) e mais 19 governadores desmentiu o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre as acusações de aumento do ICMS cobrado pelos Estados no preço da gasolina.
Bolsonaro fez constantes acusações que seriam os governadores os responsáveis pelo aumento no preço dos combustíveis.
O documento diz que “nos últimos 12 meses, o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, embora nenhum Estado tenha aumentado o ICMS incidente sobre os combustíveis ao longo desse período. Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional, e, não somente, de uma unidade federativa. Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema.
O Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é o tributo cobrado pelos estados aplicado sobre o preço do produto. Por isso, quanto mais alto o preço, maior vai ser o valor do tributo.
Preço da gasolina
Na última semana, um levantamento divulgado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, revelou que o preço médio do litro da gasolina comum na Paraíba é o menor entre os nove estados do Nordeste e o 6º mais baixo entre as 26 unidades da Federação e do Distrito Federal.