TEMPORADA DE VIROSES: Veja como proteger seu filho de aumento das infecções respiratórias

Além do impacto da temperatura nas vias respiratórias, as crianças permanecem mais tempo em ambientes fechados, sem ventilação, o que aumenta a chance de contágios, pois a transmissão das viroses se dá por gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro), pela saliva (objetos contaminados, beijos) e pelo contato com a pele (abraço, toque de mão).

Tipos e sintomas

Entre as principais doenças sazonais do outono e inverno estão as infecções das vias aéreas superiores como gripes, amigdalites virais, otites, gastroenterites, estomatites e a doença mão-pé-boca. Gubert esclarece que cada doença viral pode manifestar-se com um ou vários sintomas, como tosse, coriza, dor de ouvido, diarreia, vômito, entre outros.

Em comum, as viroses podem começar com uma febre inespecífica, que sinaliza para a família e seu médico que algo está errado com a criança. À medida que os sintomas vão surgindo, a localização da doença e o tipo do vírus causador ficam mais evidentes, e ela pode ser diagnosticada com mais precisão.

Diagnóstico e tratamento

Muito frequente nos prontos-atendimentos hospitalares, o diagnóstico da virose tende a ser genérico e abrangente, pois existem muitas doenças virais, com diferentes características. Para identificar exatamente qual o vírus causador da doença é possível realizar um exame rápido, o PCR, que ficou familiar por ser indicado para detectar o vírus da COVID-19. Porém, o pediatra do Pequeno Príncipe esclarece que por ter um alto custo, e a depender do quadro benigno e limitado da doença viral sob suspeita, o procedimento pode trazer mais custo do que benefício.

As viroses devem ser tratadas com medicamentos, quando indicado pelo médico, para diminuir os sintomas como a febre. O acompanhamento da doença é importante, pois ela pode evoluir para quadros que necessitem de internamento por desidratação, cansaço, dificuldade para respirar e até meningite. As viroses podem ser uma porta de entrada para quadros bacterianos, que apresentam maior risco de complicações. Gubert ressalta que, para proteger as crianças das viroses, alguns cuidados básicos são essenciais, como:

  • manter-se bem hidratado, com muita ingestão de líquidos e repouso;
  • alimentar-se de forma equilibrada, com alimentos nutritivos;
  • manter uma rotina de sono com qualidade;
  • adotar condutas básicas de higiene como limpeza nasal, limpeza das mãos e banhos; e
  • realizar acompanhamento pediátrico periódico.

Vacina

A gripe, uma das viroses mais comuns nas estações frias, pode ser prevenida com a vacina trivalente ou tetravalente. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a vacina trivalente, em 2022, está programada para proteger contra as três variantes do vírus influenza: AH1N1, AH3N2 e um tipo do B. Já a vacina tetravalente, disponível apenas na rede particular, protegerá também contra um segundo tipo do B, ampliando a chance de proteção.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo