TRATAMENTO PROMISSOR: Hospital de João Pessoa usa plasma de paciente curado de COVID-19 em pacientes internados
O procedimento de utilização do plasma de um paciente recuperado da Covid-19 para o tratamento de novos infectados pelo novo coronavírus aconteceu pela primeira vez na Paraíba, nesse sábado (23), em um hospital particular de João Pessoa.
A primeira infusão de plasma convalescente em um paciente infectado com o novo coronavírus ocorreu no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. Em nota, a unidade de saúde informou: “Este é um tratamento promissor no combate à doença. Os estudos apontam que o uso desta técnica diminui a replicação do vírus no paciente e seu sistema imunológico consegue responder melhor a agressão do vírus”, explicou o anestesiologista Gilvandro Lins, que integra o Núcleo Estratégico de Enfrentamento à Covid-19 da Unimed.
O plasma sanguíneo usado no paciente veio de uma parceria entre o hospital da Paraíba e outro do Rio Grande do Norte. Nesta primeira infusão, dois homens, um de 55 anos e outro de 63, receberam cerca de 200 ml do plasma convalescente, cada um. A identidade do paciente que fez a doação do sangue é sigilosa, no entanto, é uma pessoa que teve exame confirmado para Covid-19 e está sem sintomas há mais de 30 dias.
Procedimento
O plasma é retirado do sangue doado por pacientes que já tiveram a Covid-19 e não apresentem mais sintomas há 30 dias. A administração é feita através de infusão deste plasma contendo anticorpos de pacientes que já foram curados. Todo o processo é feito com equipamentos que protegem os profissionais envolvidos de contaminação.