UMA DÉCADA DE CRIMES: Forças de Segurança da Paraíba desarticulam grupo de contrabando de cigarros
Um trabalho conjunto das forças de segurança da Paraíba, liderados pela Polícia Federal, desarticulou grupos criminosos que são especializados no contrabando de cigarros e que aplicavam crimes de lavagem de dinheiro. No estado, as cidades de João Pessoa, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Patos, Sumé contemplavam essas práticas irregulares.
A PF confirmou que estão sendo cumpridos 60 mandados de busca e apreensão e quatro prisões expedidos pela Justiça Federal. Além da Paraíba, os estados do Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Goiás, Rio Grande do Sul e Distrito Federal também estão envolvidos nas investigações.
De acordo com a apuração das forças de segurança, os crimes eram praticados há aproximadamente 10 anos, com sequestro de bens móveis e imóveis obtidos em virtude das atividades delituosas, além de adquirirem produtos no exterior e introduzi-los no Brasil de modo clandestino, distribuindo-os em vários pontos do território nacional no mercado de atacado e de varejo.
Existe a possibilidade de os investigados responderem pelos crimes de contrabando, lavagem de dinheiro, organização criminosa e evasão de divisas. Todos eles, somados, têm pena máxima de 29 anos de prisão.
Além da Polícia Federal, a Receita Federal, a Secretaria da Fazenda do Estado da Paraíba, Polícia Civil, a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal atuaram nas investigações.