Veja como agendar a vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa
Na terça-feira (13), será retomada a vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa. Para receber a primeira ou segunda dose, a Prefeitura orienta o agendamento pelo site ou aplicativo. Porém, quem não possui acesso à internet também pode procurar um ponto de imunização e realizar o cadastro no momento da aplicação da vacina.
No domingo (11) e na segunda-feira (12) a campanha de imunização foi suspensa na capital paraibana. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o primeiro dia foi destinado à folga coletiva dos trabalhadores e a segunda-feira, à imunização deles contra a influenza.
Como agendar– Ao acessar o aplicativo Vacina João Pessoa, que está disponível na Play Store para celulares com sistema Android, ou ainda no site, o usuário precisa apenas procurar o botão “pré-cadastro”, sendo encaminhado para um formulário onde informará seus dados pessoais. Em seguida será solicitada a informação sobre possíveis comorbidades e sobre a inclusão do cadastrado em algum grupo de risco. Depois disso, basta esperar a mensagem no celular (via SMS), informando sua data de vacinação.
Quem pode ser vacinado – Até o último sábado (10), o público atendido é o de profissionais de saúde 57+ e as pessoas com comorbidades de mesma faixa etária. As comorbidades atendidas são do tipo diabetes mellitus, hipertensão, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos imunossuprimidos e pessoas com obesidade grau 3 (IMC >40).
Também podem ser vacinadas pessoas com idade acima de 18 anos que já fizeram transplante (exceto córnea), pacientes de hemodiálise ou pessoas com anemia falciforme.
Idosos acima de 60 anos também estão nesta fase.
Documentação – No momento da imunização, a pessoa deve deixar um documento que comprove a condição de prioridade, como o laudo médico ou receita de medicamento, ou comprovante do exercício profissional (no caso de quem trabalha na saúde).
A documentação ficará retida para posterior averiguação por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público.
Idosos e quem for tomar vacina também deve levar documento oficial com foto, cartão do SUS ou CPF e comprovante de residência. Para aqueles que vão tomar a segunda dose da vacina é necessário apresentar documento oficial com foto e o cartão de vacina Covid, com o registro da primeira dose.