Veja o ranking dos clubes que mais cederam jogadores para o Brasil em Copas
Nesta segunda-feira (7), às 13h, o técnico Tite convoca os 26 jogadores que vão representar a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2026. Ao todo, 66 clubes de diversos países já cederam jogadores para o Brasil na história da competição. Mas ninguém tem mais convocados do que o Botafogo quando o assunto é Copa do Mundo. O clube da Estrela Solitária lidera o ranking das equipes que mais contribuíram com o Brasil em Mundiais.
Liderança que o Botafogo vai manter pelo menos até 2026, já que na segunda colocação está o São Paulo, que não terá nenhum jogador convocado por Tite para defender o Brasil no Qatar. Flamengo e Palmeiras devem ter atletas na lista que será divulgada nesta segunda, mas nenhum deles ameaça o primeiro lugar do Fogão.
Assim como aconteceu nas últimas edições da Copa do Mundo, a maioria dos convocados serão jogadores que atuam em equipes estrangeiras. Mas como ainda nenhum clube fora do Brasil aparece no top-10 dos que mais cederam jogadores para a seleção brasileira em Mundiais, o Botafogo seguirá líder por, no mínimo, mais quatro anos.
Confira abaixo os dez clubes que mais cederam jogadores para o Brasil em Copas do Mundo.
1º – Botafogo – 47 convocados
De 1930 até 1990, o Botafogo teve ao menos um jogador convocado pela seleção brasileira para a Copa do Mundo. Porém, apenas três botafoguenses foram chamados para defender o Brasil nas últimas sete edições. Bebeto e Gonçalves fizeram parte do grupo vice-campeão, em 1998, na França, e o goleiro Jefferson foi chamado em 2014, no Brasil.
2º – São Paulo – 46 convocados
Assim como o Botafogo, o São Paulo teve jogadores na seleção brasileira em 16 Copas do Mundo. Mas, desde 2006, nenhum representante tricolor é lembrado. O último foi o volante Mineiro, chamado por Parreira após o corte de Edmilson, que sofreu uma lesão no joelho direito e ficou fora do Mundial realizado na Alemanha.
3º – Vasco – 35 convocados
Na Copa do Mundo de 1950 o Vasco teve oito dos 22 jogadores convocados pela seleção brasileira para a primeira Copa do Mundo disputada no Brasil. Mas já faz tempo que o clube cruzmaltino não tem algum jogador chamado para defender o Brasil numa Copa. O último foi o goleiro Carlos Germano, em 1998.
4º – Flamengo – 33 convocados
Embora seja o quarto clube na lista que mais cedeu jogadores para a seleção brasileira em Copas do Mundo, o Flamengo é quem esteve presente em mais torneios. O Brasil contou com jogadores rubro-negros em 17 edições, uma a mais do que Botafogo e São Paulo. Os números do Fla devem mudar em 2022, já que o meia Everton Ribeiro e o atacante Pedro estão cotados para integrarem a lista de Tite. O último flamenguista chamado para a seleção brasileira para uma Copa do Mundo foi o meio-campista Kleberson, em 2010, na África do Sul.
5º – Fluminense – 32 convocados
Completando o quarteto do Rio de Janeiro aparece o Fluminense, na quinta posição, com 32 jogadores convocados pelo Brasil. O último foi o centroavante Fred, titular da seleção brasileira em 2014. O camisa 9 marcou somente um gol naquele Mundial e foi apelidado de cone pelos torcedores.
6º – Santos – 24 convocados
Pelé disputou quatro Copas do Mundo, todas como jogador do Santos. Foi nesse período que o clube da Baixada mais cedeu jogadores para a seleção brasileira, tanto que pelo menos um santista foi chamado para edições realizadas entre 1958 e 1974. Além dos Mundiais dessa época, o Santos também teve convocados em 1930 e 2010. O último foi o atacante Robinho, que disputou a Copa do Mundo realizada na África do Sul.
7º – Palmeiras – 23 convocados
Assim como o São Paulo, o Palmeiras também esteve presente em todas as cinco conquistas do futebol brasileiro. Em 2022, certamente o Verdão será representado no Qatar, pelo goleiro Weverton, quebrando um jejum de 20 anos. O último palmeirense que disputou uma Copa do Mundo pelo Brasil foi o goleiro Marcos, titular no Penta, em 2002, no Japão e Coreia do Sul.
8º – Corinthians – 23 convocados
Somente dois clubes brasileiros cederam jogadores para a seleção brasileira na última Copa do Mundo, em 2018, na Rússia. E o Corinthians foi um deles, representado pelo goleiro Cássio e pelo lateral-direito Fagner. Além dos atletas do Timão, o outro brasileiro atuando no futebol local que esteve na Rússia foi o zagueiro Pedro Geromel, do Grêmio.
9º – Atlético-MG – 12 convocados
A primeira vez que o Atlético-MG teve um jogador convocado para defender o Brasil numa Copa do Mundo causou até demissão do treinador da seleção. O artilheiro Dadá Maravilha era um pedido do general Emílio Garrastazu Médici, presidente do país, que vivia os anos da Ditadura Militar. Mas o técnico João Saldanha não era um grande admirador do atacante atleticano. “Nem eu escalo ministério e nem o presidente escala time”, disse Saldanha, duas semanas antes de ser demitido e substituído por Mário Lobo Zagallo. Dadá foi convocado e fez parte do elenco campeão no México, em 1970. Os últimos jogadores do Galo chamados para a seleção brasileira para a Copa do Mundo foram o goleiro Victor e o atacante Jô, em 2014.
10º – Cruzeiro – 11 convocados
Tostão foi o primeiro jogador de um clube de Minas Gerais convocado para defender a seleção brasileira numa Copa do Mundo. O maior da história do Cruzeiro esteve em 1966, no torneio disputado na Inglaterra. Tostão também disputou a Copa de 1970, no México, como titular, numa das melhores seleções de todos os tempos. Outro cruzeirense de muita importância para o futebol que foi campeão do Mundo com o Brasil é o atacante Ronaldo, que na época ainda era chamado de Ronaldinho, em 1994, nos Estados Unidos. O último jogador do Cruzeiro convocado pelo Brasil para uma Copa foi o lateral-esquerdo Gilberto, em 2010, na África do Sul.