VENDE-SE: Herdeiros do Teatro Ednaldo do Egypto querem dinheiro da venda do imóvel e atividades culturais no espaço são encerradas
O espaço foi inaugurado no dia 27 de março de 1995, em homenagem ao Dia Internacional do Teatro e do Circo. A construção foi erguida graças aos esforços do ator paraibano Ednaldo do Epypto, com a ajuda de amigos. Após a morte do ator, ocorrida em 2002, o teatro estava ameaçado de encerrar as atividades. No entanto, isso foi evitado a partir de um convênio celebrado entre os herdeiros e a Prefeitura de João Pessoa, em 2007.
Apesar de manter o nome de Ednaldo do Epypto, o local é onde funciona o Centro de Arte e Cultura Municipal, mantido pela Prefeitura da Capital, através da Secretaria de Educação e Cultura. O espaço funciona como anexo das escolas municipais, oferecendo aos alunos da rede municipal cursos de dança, música, e literatura gratuitamente.
Em nota, a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa informou que o Teatro Ednaldo do Epypto deve ser transferido para o Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi), em Mangabeira, uma vez que a família proprietária do prédio onde se localiza o Teatro, no bairro de Manaíra, o pediu de volta.
“A segunda etapa do Cemapi está em fase de construção e lá terá um amplo espaço e com estacionamento”, diz a nota enviada pela Secretaria.