WhatsApp agora tem alertas de desastres da Defesa Civil
O serviço, válido para todo o território nacional, é uma parceria do WhatsApp, da empresa de chatbot Robbu e do Ministério de Desenvolvimento Regional. O Brasil é o primeiro país a ter este tipo de alerta enviado pela plataforma de mensagens da Meta (empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp), e os avisos começam a vigorar a partir desta segunda-feira (14).
“O envio dos alertas aos cidadãos tem como objetivo desenvolver a percepção de risco pela população e, consequentemente, prevenir ocorrências graves. Em casos de alagamentos, por exemplo, dicas simples podem evitar acidentes e reduzir danos materiais”, diz o comunicado da iniciativa.
Podem vir tanto alertas do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), como do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), portanto em casos de chuvas fortes, como do CPRM (Serviço Geológico do Brasil).
Os alertas são do tipo: “Nunca atravesse pontes, ruas ou avenidas alagadas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta, pois a força da área poderá arrastá-lo. Se for imprescindível trafegar, tenha cuidado redobrado com buracos e bueiros sem tampas ou encobertas pela água”.
Vale lembrar que existem outras formas de aviso de alerta da Defesa Civil. Em alguns Estados é possível se cadastrar para receber notificações via mensagem SMS, o Google também exibe alertas, além de ser possível receber avisos via Telegram — opção disponível desde fevereiro de 2022.
Os alertas enviados pelo WhatsApp são geridos pela Defesa Nacional, portanto um órgão de nível federal. No entanto, órgãos estaduais e municipais poderão repassar notificações para a Idep (Interface de Divulgação de Alertas Públicos) e assim chegar para as pessoas receberem pelo aplicativo de mensagens.
Como cadastrar o telefone para receber alertas da Defesa Civil no WhatsApp
- Pelo WhatsApp, basta cadastrar o telefone (61) 20344611 ou clique aqui;
- Em seguida, interaja com o chatbot (robô de atendimento) com um Oi;
- O chatbot perguntará se você quer receber alertas — toque em Sim, caso queira
- Na sequência, é necessário enviar sua localização atual ou escolher outra de seu interesse (como o endereço de um parente, por exemplo, ou de um local para onde você deseja viajar) — dá para informar a localização compartilhando a localização via WhatsApp, digitando o CEP ou colocando o nome do município
- Você poderá informar sua localização atual ou escolher outra de seu interesse (como o endereço de um parente, por exemplo)