‘COSPLAY DE MICROFONE’: alunos pedem a demissão de professor por comentário racista
Uma declaração de um professor em uma publicação causou indignação de pais e alunos de uma escola pública no Distrito Federal. O educador republicou uma foto de uma modelo negra de cabelo crespo e classificou a mulher como “cosplay de microfone”, conforme apuração.
Murilo Vargas, que é professor de espanhol do Centro de Ensino Médio 804, do Recanto das Emas, fez a publicação na última quinta-feira (20). A declaração do educador foi uma resposta a uma frase que estava na publicação original.
“Não consigo ouvir o seu racismo por causa do volume do meu cabelo”, dizia o post.
Após a fala racista do professor, inúmeras pessoas pediram a demissão de Murilo. A secretaria da Educação informou que vai apurar o episódio.
“A Secretaria de Educação reafirma a sua missão educacional de assegurar o respeito à diversidade e à pluralidade na rede pública de ensino e, com isto, contribuir para que se propague em toda a sociedade”.
O autor do texto afirmou que “não ter nada a declarar”.
O perfil da escola nas redes sociais também emitiu uma nota de repúdio ao caso.
“Essas declarações não refletem o pensamento da escola, que sempre prezou pela diversidade e pluralidade de ideias e procurou sempre se pautar pelos princípios da liberdade, como escola formadora do pensamento crítico-reflexivo, independente de partidarismo político, ideologia, raça ou credo”.
Além disso, o diretor da instituição, Luiz Moreira da Cunha, disse que foi feita uma reunião com o conselho da escola, o qual considerou a postura de Murilo como “inadequada”. O posicionamento foi encaminhado à Regional de Ensino.