Estados do Nordeste reagem após Bolsonaro tirar mais de R$ 80 milhões do Bolsa família para investir em propaganda

A Paraíba em conjunto com os demais estados da Região Nordeste acionou o Governo Federal no Supremo Tribunal Federal, após a gestão do presidente Jair Bolsonaro definir um corte de R$ 83,9 milhões nos recursos do programa Bolsa Família. O planejamento do governo é retirar a verba do programa e destiná-las ao fortalecimento da publicidade oficial da gestão.

Os estados pedem para que o Governo Federal apresente  justificativas para a sequência de cortes que vem sendo realizados nos recursos do Bolsa Família para a região Nordeste. Além disso o documento solicita que o valor subtraído do programa para ser usado com propaganda seja devolvido.

Efeitos

Os cortes teriam sido feitos através de uma portaria do Ministério da Cidadania assinada no dia 2 de junho. As ações recentes do governo de Jair Bolsonaro vem apresentando um enfraquecimento do Bolsa Família na região Nordeste, região do país em que ele sofreu uma grande derrota política nas eleições de 2018.

Estimativas apontam que mais de 70 mil famílias poderiam ser beneficiadas pelos recursos retirados do programa pela gestão de Jair Bolsonaro. O pedido de corte no Bolsa Família partiu da Presidência da República e foi aprovado pela Junta Orçamentária, formada pelo ministro Paulo Guedes (Economia) e Braga Netto (Casa Civil).

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo