LUCENA DE VIDRO FUMÊ: Gestão de Leo Bandeira mantém contas da prefeitura no escuro e recebe nota zero em transparência
Um mistério mora nas contas da prefeitura de Lucena. De acordo com o Tribunal de Contas do Estado, as contas da gestão de Leo Bandeira estão de “vidro fumê”, não dá para ver nada.
O TCE da Paraíba elenca os municípios com maior e menor transparência do estado. A prefeitura de Lucena, sob a batuta de Leo, recebeu nota zero em transparência.
Os dados em questão são obtidos pelo robô Turmalina, que trabalha todos os dias durante a noite analisando os portais da transparência de todas as cidades paraibanas, aplicando filtros desenvolvidos pelo TCE-PB, para, a partir deles, classificar o site em questão como mais ou menos transparente. Lucena está na 182ª posição.
São nove categorias avaliadas, sendo cada uma delas divididas em várias subcategorias. São elas: Instrumentos de Planejamento (30 pontos); Processos Licitatórios (150 pontos); Contratos (40 pontos); Convênios (45 pontos); Receita Orçamentária (45 pontos); Receita Extraorçamentária (15 pontos); Despesa Orçamentária (120 pontos); Despesa Extraorçamentária (50 pontos); e Pessoal (50 pontos).
Somando todas as categorias, cada município pode receber até 545 pontos, a depender da disponibilidade ou não desses dados acima citados. O robô trabalha fiscalizando todos os 223 portais diariamente verificando essa facilidade ou não de se obter tais informações.